Existem vários caminhos possíveis para chegar na obtenção da residência permanente no Canadá. Tudo dependerá do perfil do candidato. Não existe um único caminho, ou "o caminho mais fácil". Para estabelecer as possibilidades concretas de imigração, analisarei seu perfil de acordo com idade, escolaridade, experiência profissional, composição familiar, nível de inglês e/ou francês, país de origem, experiências anteriores no Canadá e outros países, capacidade financeira e disposição. O processo de obtenção de residência permanente no Canadá requer comprometimento, esforço e flexibilidade.
Alguns caminhos possíveis são:
- Sendo profissional qualificado, através do processo de seleção Express Entry;
- Obtendo nomeação por uma província dentro das várias subcategorias disponíveis;
- Através de uma oferta de trabalho válida com skill profissional;
- Como caregiver;
- Através de estudos de ensino superior;
- Como empreendedor ou pela imigração corporativa;
- Sendo patrocinado por um parente próximo (cônjuge, filhos, outros parentes em casos excepcionais).
O Canadá reconhece o status common-law partner como união estável para aqueles que estejam morando juntos, no mesmo endereço, por um período igual ou superior à 12 meses. O casal terá que comprovar moradia e que o relacionamento é genuíno.
Conhecimento do inglês e/ou francês, nível de escolaridade e idade. Com algumas exceções, a maioria dos candidatos que tem sucesso em obtenção de residência permanente tem entre 20 e 35 anos de idade, falam inglês ou francês fluente, às vezes as duas línguas, tem formação acadêmica, se não no Canadá, nos seus países de origem. Vale a pena lembrar que para a maioria dos processos de seleção para imigração dentro das categorias econômicas o maior peso está na proficiência em uma das línguas oficiais.
São considerados parte da família imediata do candidato principal:
- Cônjuge (casado ou common law partner)
- Filhos até o último dia do 21º aniversário, tanto biológicos como adotivos, desde que não casados nem em união estável (em vigor Outubro de 2017, até então apenas 19 anos e menos).
- Filhos dos filhos dependentes (por exemplo, o candidato tem um filho de 18 anos que tem um filho de 1 ano, e não está casado nem em união estável)
- Filhos maiores de 21 anos em situação de dependência por conta de uma doença física ou mental.
Cada tipo de processo tem os seus custos e prazos. E os prazos dependerão também de onde está sendo processado o pedido, e qual a demanda. Verifique aqui:
- Tempo de processamento
http://www.cic.gc.ca/ENGLISH/information/times/index.asp
- Taxas do governo
http://www.cic.gc.ca/english/information/fees/fees.asp
- Comprovação financeira para o Express Entry
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp
- Comprovação financeira para pedido de permissão de estudos
http://www.cic.gc.ca/english/study/study-how-documents.asp
Vale lembrar que cada província tem também seus custos e prazos.
Como consultora regulamentada de imigração canadense, presto vários tipos de serviços com objetivo de ajudar o candidato a obter sucesso, seja nos estudos ou na obtenção da residência permanente no Canadá.
Na consulta inicial iremos avaliar o perfil em detalhes, verificar a presença de algum fator de inadmissibilidade, verificar qual o melhor caminho e traçar um planejamento.
Fica à critério do cliente a contratação dos serviços que precisar. O uso de um representante para imigração ao Canadá não é obrigatório, mas facilita a vida do candidato, principalmente no momento do preenchimento de formulários e obtenção da documentação suporte.
Estes são apenas alguns perfis generalizados dos diferentes tipos de candidatos. Cada caso é um caso, e o ideal é analisar cada perfil por seus méritos.
Se você tem interesse em verificar quais as suas chances de obtenção da residência permanente no Canadá, entre em contato. Farei uma avaliação preliminar e poderemos marcar uma consulta.
Tem perguntas específicas? Entre no nosso fórum Facebook: https://www.facebook.com/groups/canadaquestions/