O Canadá é o segundo maior país em termos de área, com uma população de apenas 35 milhões de habitantes. São duas línguas oficiais, o inglês e o francês. O país é formado de 10 províncias e 3 territórios, que são as divisões políticas internas. O Canadá está entre os 10 melhores países em desenvolvimento humano e capital per capita. Sua cidade capital é Ottawa, e as maiores e mais famosas cidades são Toronto, Montreal e Vancouver. O Canadá é um dos destinos favoritos para aqueles que desejam morar fora devido a alta qualidade de vida e por tem um sistema de imigração muito bem estabelecido.
A maioria dos estrangeiros precisam primeiramente obter uma permissão de entrada no Canadá, há algumas exceções para esse requisito. Para brasileiros, é necessário obter o visto de entrada, seja como turista, estudante ou trabalhador. Aqueles que possuem dupla cidadania com um país da união européia não precisam de visto para visitar o país, assim como cidadãos do Japão e de alguns outros países. Certas categorias de residência temporária no Canadá, dão acesso à residência permanente ao país, mas é absolutamente proibido o estudo ou trabalho sem permissão ou a estadia no país sem autorização ou com autorização vencida. Aqueles que quebram as regras impostas pelo governo canadense estão sujeitos à deportação, encarceramento e proibição de retorno. Se você almeja a residência permanente no Canadá, tome muito cuidado em seguir todas as regras impostas.
São basicamente três caminhos para a imigração ao Canadá dos quais todas as outras categorias se derivam.
O Canadá tem regras bastante estritas quanto à imigração, e para ser aceito, o candidato tem que se qualificar quanto à admissibilidade ao país, em questão de segurança, saúde, finanças, etc., além de ter todos os requisitos mínimos de uma das categorias disponíveis.
A Residência Permanente pode ser obtida através das várias categorias desenvolvidas pelos governos federal e provinciais canadenses, e como residente permanente, o imigrante tem acesso à todos os direitos básicos assim com todos os deveres de um cidadão, com exceção do voto, e com exceção daqueles que cometem crimes dentro do país. A Residência Permanente pode ser cancelada tanto pelo governo como pelo imigrante, caso assim deseje. O imigrante pode também apadrinhar seus familiares e têm acesso ao processo de requerimento de cidadania.
Aqueles que atendem à todos os requisitos tem acesso à cidadania canadense. Os requisitos estão relacionados à tempo de residência, conhecimento da língua e da cultura e também antecedentes criminais e situação fiscal. Aqueles que nascem no país, mesmo que filhos de estrangeiros, recebem automaticamente a cidadania, assim como filhos de cidadãos canadenses nascidos no exterior.
Immigration, Refugees and Citizenship Canada (inglês ou francês) http://www.cic.gc.ca
Governo do Canadá (inglês ou francês) https://www.canada.ca
A vida no Canadá (inglês ou francês) http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/before-move.asp
Cidadania (inglês ou francês) http://www.cic.gc.ca/english/citizenship/become-eligibility.asp
Embaixada canadense no Brasil http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil
Embaixada brasileira em Ottawa http://ottawa.itamaraty.gov.br
Destination Canada http://br-keepexploring.canada.travel/
A residência temporária é obtida através de:
Em situações excepcionais é possível entrar, estudar ou trabalhar sem precisar obter permissão.
As permissões temporárias geralmente têm data específica de validade e podem ser abertas ou restritivas, o importante é respeitar as regras impostas para manter a legalidade no país.
Para maiores informações sobre vistos e permissões, entre em contato.
A categoria de imigração econômica é estabelecida na habilidade de o candidato de tornar economicamente estável no país.
São disponíveis as seguintes categorias:
Com início em 1 de Janeiro de 2015, todos os candidatos que queiram entrar com o pedido de imigração pelos programas federais, devem passar pelo processo de pontuação Express Entry. As informações dos candidatos se refletem em pontos, e serão convidados a entrar com pedido aqueles que tenham a pontuação de corte de cada chamada.
Express Entry não está disponível ainda na província de Québec, porém experiência de estudo ou trabalho nesta província contam para o perfil federal.
No momento estão disponíveis programas de nominação nas seguintes províncias:
Estes programas são regulamentados pelas províncias e estão disponíveis categorias de qualificação de acordo com a necessidade de mão de obra em cada região. É possível entrar com o pedido de imigração diretamente à uma província específica ou pelo processo Express Entry, através do qual uma província pode convidar o candidato sem ter que se preocupar com a pontuação federal.
Imigração à província de Québec é governada de maneira autônoma pelo Ministère de l'Immigration, de la Diversité et de l'Inclusion Québec.
O Canadá é um país que promove a reunificação de familiares e por isso, é possível que cidadãos canadenses e residente permanentes apadrinhem seus familiares nas seguintes situações:
Tanto a pessoa que apadrinha como o apadrinhado devem primeiro satisfazer os critérios previstos na legislação, para que possam ser elegíveis ao processo e devem respeitar as regras do contrato de apadrinhamento.
O Canadá acredita também em assistência humanitária àqueles que estão em situações de refugiados ou precisando de asilo. Existem algumas possibilidades de requisição de proteção pelo Canadá divididas em duas categorias gerais: